Menu fechado

Pintor Brasileiro

RECEBA ORÇAMENTOS HOJE, SEM COMPROMISSO

A pintura é uma fase muito importante no acabamento de uma obra ou na reforma periódica, seja uma pintura residencial ou de um estabelecimento comercial.

PREENCHA O FOMULÁRIO

    DÚVIDA FREQUENTE

    Antes de buscar o serviço de um profissional, o ideal é já ter em mente o tipo de trabalho que precisa: se é uma pintura simples, se haverá algum trabalho de combinação de cores, texturização, aplicação de revestimento, ou mesmo se envolve algum trabalho mais artístico.
    Para escolher o profissional mais adequado para o trabalho, é necessário levar em consideração a experiência: há quanto tempo o profissional faz este trabalho, se está apto a fazer o que você precisa e se tem boas referências de trabalhos já realizados.

    Para fazer a escolha certa é importante saber o tamanho do espaço a ser trabalhado e o prazo em que necessita que seja entregue, já que isso vai influenciar na decisão de escolher um profissional autônomo ou uma equipe com mais pessoas.
    Outro ponto é combinar quem ficará responsável pela compra de tintas, pincéis, rolos, fitas adesivas, além dos materiais para proteger o ambiente, como, por exemplo, lona plástica ou papelão, evitando que respingue tinta no piso ou nos móveis próximos da área a ser pintada.

    Na contratação de um pintor profissional, após estabelecer todas as condições, prazos e detalhes, é importante fazer um contrato de trabalho, detalhando todos os acordos.
    É importante também combinar com o profissional o uso de máscaras e higienização frequente das mãos, principalmente no caso de o proprietário ou morador estar presente durante a realização do serviço.
    Vale conversar também sobre garantias após o serviço realizado, acertando se o pintor ficará responsável por refazer o trabalho em caso de fissuras, bolhas ou manchas.
    Para a pintura também é necessário remover lustres, lâmpadas, caixas de interruptores e tomadas, por isso vale também acertar antes sobre os cuidados com os objetos já existentes e se serão colocados novamente após o trabalho.

    Muitas vezes as paredes precisam de um preparo para receber a tinta, principalmente quando for a primeira pintura, feita ao final da obra. É necessário lixar e usar massa corrida para que as paredes fiquem menos porosas para absorver a tinta e conserte algum tipo de desnivelamento.
    A cor e a marca da tinta também devem ser escolhidas cuidadosamente, atentando para as características dos cômodos e da região a ser pintada, já que existem produtos específicos para forro de gesso, banheiros, área externa, se é uma tinta lavável, se é mais brilhante, mais opaca, entre outros fatores.  
    Algumas marcas oferecem galões pequenos e até bastões de teste de cor, sendo possível fazer testes de pintura antes de decidir pelo produto final, assim a chance de chegar no resultado esperado fica maior.

    Se a pintura for na parte interna, o prazo será bem próximo ao pré estabelecido com o pintor, pois já irá considerar o preparo, tempo de secagem e a quantidade de camadas (ou demãos) necessárias no cômodo.
    Se for uma pintura externa, isso pode variar a depender do clima, pois se chover o serviço terá que ser interrompido temporariamente.
    Mas é importante acertar com o pintor o prazo para o término do serviço mesmo com todos as variáveis envolvidas e deixar isso no contrato de trabalho.

    O pagamento pode ser feito parcialmente antes, na contratação, e o restante ao final do serviço.
    Alguns profissionais aceitam cartões, pagamento online, transferência bancária, enquanto outros preferem dinheiro, portanto é necessário combinar com antecedência e detalhar em contrato.

    Influenciam no preço final do trabalho do pintor o tamanho do cômodo, o tempo que levará para realizar a pintura, se precisará de ajudantes e urgência na realização.
    O nível de dificuldade e exigência das capacidades do pintor também podem influenciar no preço, pois é importante considerar se será uma pintura simples, se haverá algum trabalho de combinação de cores, texturização, aplicação de revestimento, ou mesmo se envolve algum trabalho mais artístico.
    Se a compra de materiais ficar a cargo do pintor, isso também pode encarecer um pouco, pois a pessoa terá um trabalho extra para providenciar tudo.